Marcelo D2 inaugura, no Centro, galeria inspirada em seu álbum IBORU

Inspirado no disco homônimo, projeto une artes, gastronomia de terreiro, música, moda, oficinas em prédio de três andares.

Maycon Mafra
3 min readOct 4, 2023
Marcelo D2 e Luiza Machado, no lançamento da exposição imersiva “OCUPAÇÃO IBORU”, no último sábado (30). — Foto: (Reprodução/Instagram)

01 de Outubro de 2023 — Maycon Mafra

, foi desta forma, que Marcelo D2 apresentou no último domingo aos seus convidados seu mais novo projeto. Inspirado no movimento que vem chamando de “Novo Samba Tradicional”, D2 abriu a OCUPAÇÃO IBORU, galeria imersiva de arte gratuita, no Centro, inspirada em seu último lançamento: o álbum “IBORU”.

Em parceria com Luiza Machado, esposa e CEO da produtora Pupila Dilatada, o projeto tem como objetivo, criar uma experiência imersiva, com conceitos que misturam samba, arte, moda, gastronomia de terreiro e diversas oficinas criativas.

Aos presentes na abertura do espaço, Marcelo falou sobre a realização do projeto e a experiência que deseja trazer aos visitantes do espaço:

“Isso tudo aqui pra mim ainda é um grande projeto de imaginação, sinto que tô imaginando tudo isso e é muito surreal ter conseguido colocar em realidade… Além de Ocupação, a gente tá chamando de Fundação Iboru ou um nome mais simples… Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come IBORU (risos), por que ainda vão ter diversas oficinas, onde planejo abrir todo o processo criativo do disco pra quem chegar {..} Seria até um pouco egoísta da minha parte ter conseguido achar essa sonoridade tão legal e não conseguir compartilhar com ninguém, vamos fazer isso sim.” — Disse D2.

No prédio de três andares, além de diversas peças do universo de IBORU, como uma réplica de uma cozinha de 1923, onde foi gravado o filme que promove o encontro fictício entre Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha (os três, que foram hypados para este encontro, segundo Marcelo), ainda existem outros pavilhões a serem explorados pelos visitantes, como um estúdio de gravação onde D2 planeja promover encontros com outros sambistas, além de uma galeria de arte, onde oito artistas foram convidados a criar obras inspiradas no universo de IBORU, contando com nomes de peso, como Calvert Cunha, Maxwell Alexandre, Yedda Affini e outros.

Além de todas as atividades e ativações presentes no local, patrocinado por marcas como Puma, Jack Daniel´s, Budweiser e Vivo, Marcelo D2 deu uma informação exclusiva, sobre o projeto que levará ao espaço aos próximos domingos:

“Tudo que tá aqui, é feito de música. Eu não seria nada se não existisse o samba, então não tem porquê não fazermos disso tudo uma batucada. Aos domingos, a gente não vai divulgar, mas caso não chova, vamos sempre colocar esse paredão da Jack lá fora, e fazer uma roda de samba pra quem vier aqui. Não postem, mas convidem os seus e podem chegar, a casa é nossa… Sempre às 16h20, pra não perder o costume!” — Revelou o sambista.

Marcelo D2 lançou sua obra, intitulada IBORU: Que Sejam Ouvidas as Nossas Súplicas em Junho, e desde então vem recebendo muitas críticas positivas por parte de especialistas e do público, por juntar elementos tradicionais do Rap, como o grave e os efeitos sonoros da música eletrônica de favela, à malícia e a malandragem do bom samba carioca.

O álbum ainda conta com participações de nomes consagrados, como Zeca Pagodinho, Alcione, Mumuzinho e Xande de Pilares.

Além do álbum, IBORU possui um curta, produzido pela produtora Pupila Dilatada, que está disponível no Youtube, que você pode assistir clicando aqui.

SERVIÇO — Ocupação IBORU, Rio de Janeiro:

A galeria ficará instalada no Rio de Janeiro, na Rua Sete de Setembro, Número 43 — Centro, de quarta à sexta, das 11h às 18h, e aos sábados e domingos das 10h às 18h, entre 30/09 á 14/10.

No dia 19, a ocupação vai á São Paulo, onde ficará exposta até o dia 29 de outubro, partindo para Salvador, onde fica entre os dias 16 a 26 de novembro.

--

--

Maycon Mafra

pseudo-jornalista, rubro-negro e mocidade — 20 anos de sonho, sangue e américa do sul. — @mafra_maycon no twitter e algo parecido em todas as outras redes socia